top of page

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os artigos submetidos e aprovados no Encontro de Estudos Direcionados do Grupo de Pesquisa Semiárido e o Contexto Geoambiental - SECGEO, serão publicados na Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).


A Revista é vinculada aos Cursos de Graduação em Geografia, Química, Física, Matemática e Ciências da Computação da Universidade Estadual do Ceará. Criada no sistema digital em junho de 2015, destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Ensino, Ciências e Tecnologia, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente de alunos dos Cursos de Geografia, Física, Química, Ciências da Computação e Matemática. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário.
e-ISSN: 2965-1670

1. Das Instruções para Submissão de Trabalhos:

I. Somente serão aceitos os trabalhos daqueles que efetivarem sua inscrição e posteriormente deve-se realizar a doação dos alimentos;

II. A submissão dos trabalhos deverá ocorrer até 20/09/2024;

III. Os trabalhos inscritos no VII Encontro de Estudos Direcionados do Grupo de Pesquisa Semiárido e o Contexto Geoambiental, deverão estar de acordo com as normas do Caderno de Ciências e Tecnologias da UECE;

IV. Os trabalhos inscritos passarão por avaliação do Comitê Científico do VII Encontro de Estudos Direcionados do Grupo de Pesquisa Semiárido e o Contexto Geoambiental, que irá disponibilizar o resultado das submissões até 01/11/2024;

V. Cada inscrição dá direito à submissão de 2 (dois) artigos como autor principal;

VI. O artigo deverá ser enviado para o e-mail do evento juntamente com o eixo temático escolhido;

VII. Depois de efetuar as modificações e/ou correções solicitadas, no caso de existirem, o(a) autor(a) deve fazer um novo upload do artigo e enviá-lo ao e-mail novamente, no máximo 03 (três) dias, contados a partir do recebimento do e-mail com as modificações e/ou correções solicitadas. Caso contrário, o artigo será rejeitado.

 

Das Instruções para Confecção dos Trabalhos:

1. Serão aceitos somente trabalhos inéditos para publicação nos idiomas português e espanhol, com as devidas revisões do texto, incluindo a gramatical e a ortográfica. Trabalhos que não estejam em concordância com as normas de formatação não serão considerados para a publicação.


2. A participação e colaboração de no máximo 5 autores por seções.


3. O ORCID iD de todos os autores e os dados completos (nome, instituição/afiliação, e-mails, formação/titulação, estado e país) são obrigatórios . O endereço do ORCID deve ser informado no sistema da revista (http://) e pode ser obtido gratuitamente no link https://orcid.org/register.


4. Os artigos serão publicados na Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) que adota para Referências bibliográficas as Normas Brasileira ABNT-NBR - vigentes. que deverão ser observadas pelos autores, na redação e formatação de seus originais. Solicitamos aos autores especial atenção à observância das normas, pois não serão considerados para submissão os trabalhos que não estiverem de acordo com as mesmas.


5. Os autores são responsáveis pelas ideias expostas em seus trabalhos, como também pela responsabilidade técnica e veracidade das informações e dados apresentados. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos textos publicados e os artigos também não expressam necessariamente a opinião dos editores.


6. Os autores que enviarem seus trabalhos para submissão aceitam e concordam com as normas de publicação da Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T).


7. Os trabalhos serão publicados por ordem de aceitação pelo Conselho Editorial de ambos os cadernos e não por ordem de recebimento.


ATENÇÃO: Somente as contribuições científicas apresentadas dentro das Normas acima citadas serão analisadas pelo Conselho Editorial. A revisão ortográfica e gramatical nos textos será de responsabilidade dos autores. Caberá ao Conselho Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições aceitas.

Eixos temáticos

Eixo 1: Geoprocessamento aplicado à Análise Ambiental


Eixo 2: Sensoriamento Remoto e os Estudos Transversais


Eixo 3: Biogeografia Aplicada


Eixo 4: As Novas Tecnologias e o Ensino de Geografia


Eixo 5: Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas


Eixo 6: Manejo e conservação do solo


Eixo 7: Recuperação, Conservação e Degradação Ambiental

 

Eixo 8: Geografia Humana: Dinâmica territorial e política do semiárido

Eixo 9: Ciência e Tecnologia aplicada à conservação do Semiárido

CRITÉRIOS QUE DEVEM SER ATENDIDOS PARA ARTIGOS ENVIADOS:

1. Os textos devem ser acompanhados de um resumo em português com um máximo de 15 linhas (250 palavras) em espaço simples, um abstract e um resumen. No resumo, abstract e resumen devem ser seguidos por até 5 Palavras-chave; Keyword e Palavras-chave para fins de indexação do trabalho, que deverão ser separadas por um ponto entre elas.

• Os arquivos devem ser submetidos no formato Microsoft Word conforme modelo disponível na aba Download.
• Tamanho do artigo: o artigo deve ter entre 15 e 25 páginas, incluindo gráficos, tabelas e figuras.
Estrutura do Artigo:
• A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). A paginação deverá ser feita no alto, à esquerda.
• Corpo do texto: Arial, tamanho 10/ Times New Roman 12. Espaçamento 1,5 no corpo do parágrafo e entradas de parágrafos: 2,00 cm;
• Fonte utilizada para tabelas, citações de mais de três linhas, legendas e outras ilustrações: Arial, tamanho 9 e Times, tamanho 10. Tabelas e ilustrações (ABNT NBR 14724/dezembro/2005) devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência. As tabelas e ilustrações devem ter título/legenda na parte superior (fonte tamanho 10 e espaçamento simples).
• Margens: superior e esquerda - 3,0 cm / inferior e direita - 3,0 cm;
• O título do trabalho deve aparecer centralizado com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em negrito, letras maiúsculas e espaçamento simples. Se houver subtítulo, usar letras minúsculas. Título em língua estrangeira deve ser em minúsculo e tamanho da letra 9.5 em itálico. Centralizado.
• Citações com mais de três linhas: destacadas do texto, com recuo esquerdo de 4 cm; fonte tamanho 10, sem aspas, espaçamento simples, com a indicação da bibliografia no final.


2. O artigo submetido dever constar a seguinte ordem de apresentação:
• Título Português;
• Autor (es) e suas respectivas informações (por ex.: titulação, instituição/afiliação, e-mail, ORCID iD, cidade e país);
• Resumo, palavras-chave;
• Título em Inglês
• Título em Espanhol;
• Abstract; keywords;
• Resumen; palavras-clave.

O texto completo deve conter as seguintes informações:

Introdução (contendo os objetivos e as justificativas), Referencial Teórico (opcional), Metodologia da Pesquisa (contendo a descrição dos materiais utilizados, os métodos empregados e os procedimentos desenvolvidos), Resultados e Discussão (contendo os resultados da pesquisa e suas discussões) e Considerações Finais ou Conclusão. Obviamente que será respeitando a particularidade dos diferentes tipos de pesquisa. As referências deverão ser listadas ao final do artigo, com o título Referências Bibliográficas, em ordem alfabética, espaçamento 1,5 e seguindo a normatização da ABNT-NBR - vigentes. Registrar, nas referências, SOMENTE, os autores citados no corpo do texto.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL


Os autores que publicam na Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) concordam com os seguintes termos:


1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T), sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para o uso de estudo e pesquisa.

Ao enviar o trabalho o autor deverá colocar no assunto do e-mail (geoprocessamentolaboratorio@gmail.com) o nome do eixo temático escolhido.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

Apresentações Orais:

A comissão organizadora orienta que os trabalhos sejam apresentados em 15 minutos por um dos autores do trabalho e 5 minutos para as considerações da banca.

As apresentações devem conter:


1. Título/Identificação dos autores;
2. Introdução (Contextualização/Justificativa, Objetivos e Localização);
3. Questão Central da Pesquisa;
4. Metodologia (Principais referências e etapas e procedimentos);
5. Análises e Discussões dos Resultados;
6. Considerações Finais;
7. Imagens/Gráficos/Figuras complementares;
8. Referências.

bottom of page